A Endoscopia Digestiva Alta (EDA) é um exame que analisa a mucosa do esôfago, estômago e primeira parte do intestino delgado. Ele é feito usando um tubo (gastroscópio) que tem uma câmera em sua ponta e que é responsável por capturar as imagens do sistema digestivo alto. A endoscopia é um exame indolor, rápido e com poucas complicações, nesse exame também pode ser realizado biópsias e pesquisa da bactéria Helicobacter pylori.
DETALHES TÉCNICOS:
O exame é realizado através de um aparelho flexível chamado de gastroscópio que é constituído por uma câmera, fibras de luz e fibras ópticas que conduzem a imagem até uma videoprocessadora que está conectada a um computador e sistema de captura de imagem.
INDICAÇÕES:
As principais indicações do exame de EDA são: dores e queimação na região do estômago, desconforto abdominal, vômitos, tosse crônica, sangramentos digestivos, suspeita de doença celíaca, investigação de anemia e emagrecimento, etc.
PREPARO:
Para a realização da EDA precisa apenas de jejum. Esse jejum é de 8hs para alimentos sólidos, 6hs para alimentos líquidos e 4hs para água.
ORIENTAÇÕES:
O paciente deverá comparecer ao exame 30 minutos antes do horário agendado; obrigatoriamente com um acompanhante maior de idade e em boas condições físicas e mentais; não poderá pilotar moto, dirigir, operar máquinas nas 24h após o exame. Não é recomendável para mulheres grávidas ou com suspeita de gravidez. Mulheres que amamentam devem descartar o leite nas primeiras 6h após o exame, após esse período pode amamentar normalmente.